quarta-feira, 16 de junho de 2010

Revolução Russa - A DUMA e os SOVIETES

"Em homenagem a Gustavo Pessoa, um grande historiador":

-Pré-histórico:

Em 1904, o czar Nicolau II envolveu-se em disputas na Ásia (Territórios da Coreia e Manchúria), declarando guerra ao Japão. As grandes baixas levaram a Rússia à uma grande carestia de alimentos e outros "materiais" de subsistência, e a população respondeu à essa carência com um protesto pacífico, que ficou conhecido como "Domingo Sangrento", pois mais de 4000 pessoas morreram assinadas pelos cassacos russos (ver vídeo abaixo) injustamente, afinal o povo só queria dar uma carta ao CZAR e entoavam cânticos religiosos. Mas Nicolau II continuou sendo pressionado e foi forçado a convocar a DUMA, o parlamento russo, pelo famoso "Manifesto de Outubro", na tentativa de incorporar setores sociais que apesar de influentes economicamente, tinham pouca expressão política, como a burguesia e os operários. Essa DUMA foi dissolvida e outra foi convocada em 1907, por causa do medo de que propostas radicais de se expandissem pelo parlamento, assim essa "segunda" DUMA seria votada censitariamente, ou seja, somente burgueses e proprietários de terras poderiam votar.






Em 1898, fora fundado o "Partido Operário Social-Democrata Russo", composto por estudantes, operários e intelectuais entusiasmados pelo Socialismo Científico (Ver matéria no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_cient%C3%ADfico), tendo como um dos seus principais divulgadores: Plekhanov. Lógico que esse partido era ilegal, afinal a Rússia vivia um verdadeiro "absolutismo" imposto pelo CZAR, e a social-democrata defendia tais propostas radicais que a "DUMA tinha medo" (principalmente o SOCIALISMO). O Partido teve seu primeiro congresso em 1903, ocasião em que se discutiu como o socialismo deveria ser implantado. Um grupo liderado por Martov, defendia uma aliança política com a burguesia, para eliminar a aristocracia agrária do estado, e queria que o POSDR fosse um partido aberto a todos os simpatizantes, sem compromissos, apenas com um apoio consciente. Por causa disto, esse grupo era maioria na DUMA, afinal ficariam sendo controlados por eles (parlamentares), mas não no Partido Operário, onde eram minoria e onde seu nome era mais conhecido como "Mencheviques". A proposta vencedora foi a do grupo maior "Bolcheviques", liderados por Vladimir Ilich Lênin, profundo conhecedor das ideias de Karl Marx e Friedrich Engels e polêmico na socidedade (pra se ter uma ideia ele fora criticado pela esquerda!), propunham: que o partido deveria seguir uma organização sólida, com uma disciplina elevada; criação do CC (Comitê Central), onde este "comandaria" a "máquina de guerra", onde os soldados dessa "máquina" deveriam ser totalmente voltados para a luta contra o czarismo e a favor do socialismo; e que os membros formassem os SOVIETES (conselho de operários e camponeses que passou a ter poder nas deciões nas Assembleias Locais).

OBS.: Apesar de parecer mas os Bolcheviques e Mencheviques defendiam um único ideal: "implantar o socialismo na Rússia".
OBS.2: O grupo dos Bolcheviques foi um dos primeiros, se não o primeiro, a ser chamado de COMUNISTAS.


Stálin, Lênin e Kalinin.

Um comentário: