Em homenagem, mais uma vez, ao meu grande professor, historiador e amigo GUSTAVO PESSOA.
A Comuna de Paris é considerada por muitos, o primeiro governo operário do mundo (1871). Lendo um pouco sobre o assunto, percebi que foi uma espécie de "ensaio" para a REVOLTA BOLCHEVIQUE de 1917. Para ler um pouco mais sobre esse assunto clique aqui.
Para inicarmos uma discussão mais aprofundada sobre a Comuna, vamos ver os precedentes neste texto do site de pesquisa: Wikipédia.
"Precedentes
A população francesa já havia enfrentado, após a Revolução Francesa, uma revolta em Fevereiro de 1848, responsável por destituir o "rei burguês" Luís Filipe d'Orleans, dando fim à Monarquia de Julho e instaurando a Segunda República Francesa.Entretanto, após um golpe de Estado por Luís Bonaparte, conhecido como "O Outro 18 de Brumário", Bonaparte instaura o Segundo Império Francês e se proclama Napoleão III. No governo de Napoleão III a França se envolveu em atritos constantes com a Prússia, relacionados à sucessão espanhola (veja Guerra Franco-Prussiana). Com um telegrama falsificado por Otto Von Bismarck, extremamente ofensivo ao povo francês, Napoleão III declara guerra à Prússia.
No entanto, o exército prussiano estava mais bem preparado, vencendo facilmente os franceses. O imperador francês é feito prisioneiro em Sedan. Com isso, é proclamada a Terceira República Francesa legitimando um Governo Provisório de Defesa Nacional para o qual Louis Adolphe Thiers é eleito o novo presidente." -x-
No entanto, o exército prussiano estava mais bem preparado, vencendo facilmente os franceses. O imperador francês é feito prisioneiro em Sedan. Com isso, é proclamada a Terceira República Francesa legitimando um Governo Provisório de Defesa Nacional para o qual Louis Adolphe Thiers é eleito o novo presidente." -x-
A Tomada do Poder pela Comuna
Desde a Revolução Francesa (1789), formou-se na França o que se chamava de "Guarda Nacional", uma espécie de milícia formada por populares para "vigiar" o governo francês (Luís XVI). Quando Thiers assume o poder do país (Governo Provisório de Defesa Nacional), o governo está muito enfraquecido (em termos de armas), afinal ele teve que entregar a maior parte de seu exército permanente bem como suas armas à Prússia (Alemanha).
Sendo assim, o único grupo forte era a Guarda Nacional, que na época era formado principalmente pelo operariado francês. A Guarda, vendo a situação de tensão provocada pelo exército alemão, que estava prestes a atacar a qualquer momento, toma de assalto a prefeitura assim o poder de Paris. Como os franceses gostam de tomar não? (Primeiro a Bastilha, agora com a Prefeitura de Versalhes, noossa!)
O acordo era: o governo deveria manter contato com Paris até 18 de março. Porém, contudo e todavia Thiers manda desarmar a Guarda Nacional numa operação sigilosa durante a madrugada daquele dia. Porém, contudo e todavia, a desarmada não houve, pois a represália ocorreu (inclusiva a população parisiense participou), e aí, caro leitor, Paris tornou-se independente politicamente com a eleição e declaração da Comuna, em 28 de março.
Num episódio ridículo, a Assembleia de Versalhes (governo do país), assina um acordo de paz com a Alemanha e o Rei assume como Imperador de Versalhes.
Atitudes da Comuna
Estava formado o caos político: de um lado o Alemão doido e do outro o Povo Parisiense (incluído nesse grupo: operários, artesãos, populares, ...). Qual foi a melhor saída encontrada? Eleições Diretas. E advinha quem ganhou a maioria dos cargos? Num foi que foram os membros da Comuna.
Aí começou o sonho de qualquer comunista, aqui estão listados algumas medidas tomadas pela Comuna de Paris:
1.O trabalho noturno foi abolido;
2.Oficinas que estavam fechadas foram reabertas para que cooperativas fossem instaladas;
3.Residências vazias foram desapropriadas e ocupadas;
4.Em cada residência oficial foi instalado um comitê para organizar a ocupação de moradias;
5.Todas os descontos em salário foram abolidos;
6.A jornada de trabalho foi reduzida, e chegou-se a propor a jornada de oito horas;
7.Os sindicatos foram legalizados;
8.Instituiu-se a igualdade entre os sexos;
9.Projetou-se a autogestão das fábricas (mas não foi possível implantá-la);
10.O monopólio da lei pelos advogados, o juramento judicial e os honorários foram abolidos;
11.Testamentos, adoções e a contratação de advogados se tornaram gratuitos;
12.O casamento se tornou gratuito e simplificado;
13.A pena de morte foi abolida;
14.O cargo de juiz se tornou eletivo;
15.O calendário revolucionário foi novamente adotado;
16.O Estado e a Igreja foram separados; a Igreja deixou de ser subvencionada pelo Estado e os espólios sem herdeiros passaram a ser confiscados pelo Estado;
17.A educação se tornou gratuita, secular, e compulsória. Escolas noturnas foram criadas e todas as escolas passaram a ser de sexo misto;
18.Imagens santas foram derretidas e sociedades de discussão foram adotadas nas Igrejas;
19.A Igreja de Brea, erguida em memória de um dos homens envolvidos na repressão da Revolução de 1848 foi demolida. O confessionário de Luís XVI e a coluna Vendome também;
20.A Bandeira Vermelha foi adotada como símbolo da Unidade Federal da Humanidade;
21.O internacionalismo foi posto em prática: o fato de ser estrangeiro se tornou irrelevante. Os integrantes da Comuna incluíam belgas, italianos, poloneses, húngaros;
22.Instituiu-se um escritório central de imprensa;
23.Emitiu-se um apelo à Associação Internacional dos Trabalhadores;
24.O serviço militar obrigatório e o exército regular foram abolidos;
25.Todas as finanças foram reorganizadas, incluindo os correios, a assistência pública e os telégrafos;
26.Havia um plano para a rotação de trabalhadores;
27.Considerou-se instituir uma Escola Nacional de Serviço Público, da qual a atual ENA francesa é uma cópia;
28.Os artistas passaram a autogestionar os teatros e editoras;
29.O salário dos professores foi duplicado.
(Fonte: Jornal mostrado abaixo - Versão traduzida)
Decaída
40 dias depois começou a chamada "Semana Sangrenta". Versalhes e Alemanha se juntaram para derrotar os communards, como eram chamados os membros da Comuna. Aí minha gente não escrevo mais nada só mostro essa imagem que resume bem o que aconteceu:
CONCLUSÃO
Para aqueles que já viram alguma coisa sobre 1ª Guerra e Revolução Russa, perceberam algumas semelhanças destes 3 fatos. Quem quer dar uma olhada sobre 1ª Guerra e Revolução Russa, assista:
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_de_Paris
http://www.espacoacademico.com.br/002/02col_boito.htm