terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ciência e Tecnologia no Século XVII (1ª Parte) - Id. Moderna

- ASTRONOMIA:

Na astronomia, o matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) se destacou, em 1609, com as demonstrações: de que as órbitas dos planetas em torno do céu não eram circulares, e sim elípticas ("O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos" - 1ª lei de Kepler); que as velocidades dos planetas variam de acordo com a distância do Sol ("A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais" - 2ª lei de Kepler) e que a distância do sol interfere no tempo de translação ("Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos maiores de suas órbitas", algebricamente falando k=T²/D³ - 3ª lei de Kepler). O Astrônomo foi influenciado principalmente por Nicolau Copérnico (Heliocentrismo) e Ptolomeu e é importante notar que Kepler defendia a astrologia como cosmologia, como explicação do modo como se processam as relações entre astros e acontecimentos terrenos, dentro do âmbito da atuação divina. Vale lembrar que naquela época a astronomia e astrologia não eram distintas, pelo contrário, um astrônomo era necessariamente um astrólogo, e aconselhar reis e imperadores em questões astrológicas fazia parte das atribuições de qualquer astrônomo. O interessante da obra de Kepler é justamente ele ter feito a transição da superstição à ciência. Kepler desenvolveu ainda um trabalho fundamental no campo da óptica, inventou uma versão melhorada do telescópio refrator (o telescópio de Kepler) e ajudou a legitimar as descobertas telescópicas de seu contemporâneo Galileo Galilei.Suas descobertas forneceram uma das bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton. Os principais Livros do Alemão foram: Astronomia Nova, Harmonicies Mundi, e Epítome da Astronomia de Copérnico.



Modelo do Sistema solar de Kepler.



- Física

Na física, os principais foram Newton, Boyle, Amonstons e Pascal. Obs.: Não coloco Simon Stevin, pois este, além de ter tido maior importância para matemática, publicou a maioria de suas obras no século XVI (Publicações de Stevin:
La Theinde (O décimo) em 1585;
La pratique d'arithmétique em 1585;
L'arithmétique em 1585;
De Beghinselen der Weegconst em 1586;
De Beghinselen des Waterwichts (Princípios do peso da água) em 1586 no tópico de hidrostáticas;
Vita Politica. (Vida civil) em 1590;
De Sterktenbouwing (A construção de fortificações) publicado em 1594;
De Havenvinding (Procura de posição) publicado em 1599;
De Hemelloop em 1608;
Wiskonstighe Ghedachtenissen
Castrametatio, dat is legermeting and Nieuwe Maniere van Stercktebou door Spilsluysen publicado em 1617;
De Spiegheling der Singconst (Teoria da arte de cantar)).

>Isaac Newton (Londres - Inglaterra, 1642-1726) é um personagem muito importante na história da ciência, principalmente pelas contribuições que deixou para a física e a matemática. Ele foi um filósofo natural, mais ou menos o que hoje chamaríamos de cientista, mas com algumas características próprias de sua época. Além de física, matemática, filosofia e astronomia, estudou também alquimia, astrologia, cabala, magia e teologia, e era um grande conhecedor da Bíblia. Ele e vários outros filósofos naturais do século XVII consideravam que todos esses campos do saber poderiam contribuir para o estudo dos fenômenos naturais. Newton tornou-se muito conhecido por suas realizações (3 Leis de Newton e Lei da Gravitação universal). Suas investigações experimentais, acompanhadas de rigorosa descrição matemática, constituíram-se modelo de uma metodologia de investigação para as ciências nos séculos seguintes. Não havia até o século XIX nenhum personagem tão admirado quanto Newton. Isso é somente um resumo, para ler mais sobre essa personalidade acesse: http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Newton/Newton3.htm.

>Robert Boyle (Lismore - Inglaterra, 1627—1691), juntamente com Edme Mariotte (francês), mostrou que o volume dos gases varia inversamente proporcionais à pressão feita por eles. Algebricamente: P1xV1=P2xV2. Vale lembrar que Edme Mariotte era um padre e Boyle era filósofo, filho do conde de Cork, um dos homens mais ricos e influentes da Grã-Bretanha.



>Em 1699, o francês Amonstons mostrou que o volume do gás aumenta na mesma proporção em que aumenta a sua temperatura.

>Pascal, para esse cientista acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal, pois é necessário todo um contexto de Hidrostática para falar sobre Ele.

Referências:

*Schmidt, Mario Furley. Nova história crítica: ensino médio: volume único / Mario Furley Schmidt.-1.ed.-São Paulo : Nova Geração, 2005.
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Kepler
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Simon_Stevin
*http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Newton/Newton3.htm
*http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RoberBoy.html
*http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EdmeMari.htm
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal